28 de abril de 2007

In memoriam Mstislav Rostropovich


(Мстисла́в Леопо́льдович Ростропо́вич)

(27-3-1927/27-4-2007)






É com alguma mágoa que volto a escrever..


Mas não podia deixar de prestar o meu tributo a tão valiosa pessoa como
Mstislav Leopoldovich Rostropovich


Violoncelista, pianista e maestro russo, que se tornou um símbolo internacional da luta pela liberdade artística sob o governo soviético.
Não foi apenas um músico extraordinário, como também um grande humanitário e fonte de inspiração para inúmeros compositores que compuseram obras belíssimas especialmente para ele. Faleceu ontem com 80 anos após doença prolongada.


Rostropovich foi uma das figuras culturais mais amadas da Rússia. Além disso, ganhou fama em todo o mundo como defensor dos direitos civis durante a era soviética. Foi destituído da sua cidadania em 78, devido às suas "actividades não patrióticas". Em 90, dentro do novo espírito de abertura trazido por Gorbachev, o Kremlin restaurou a sua cidadania russa. Assim sendo, torna-se um dos líderes do movimento democrático em crescimento no país.


Poucos dias após a queda do muro de Berlim, Rostropovich levou o seu violoncelo e embarcou rumo a Berlim para fazer um concerto improviso, não anunciado, ao lado dos escombros do muro.. "Foi o que meu coração ditou", disse ele mais tarde.







Dividiu os seus últimos anos de vida entre Rússia, os Estados Unidos e a França. Tem cerca de 13 cd's editados pela etiqueta EMI e recebeu numerosos prémios e honras. Ele e sua mulher, Galina Vishnevskaya (Soprano), dirigiam uma fundação humanitária para a saúde e futuro das crianças.








"In this issue, we pay tribute to a living icon of music - Mstislav Rostropovich, Slava! to his friends, who turned seventy this year. For your beautiful music and for all your cultural and humanitarian contributions to the world - THANK YOU, MAESTRO! "