8 de novembro de 2007

Açores classificadas em 2º lugar pela National Geographic a nível mundial!!!


As ilhas do arquipélago dos Açores foram eleitas como as segundas melhores do mundo para o turismo, num estudo da revista National Geographic Traveler, publicado na edição
de Novembro/Dezembro deste ano.

A notícia está aqui e o estudo mais aprofundado está aqui.





A National Geographic Traveler (NGT) apresentou hoje, uma lista com as ilhas e arquipélagos classificadas como os melhores destinos turísticos de todo o mundo.

De entre as 111 ilhas e arquipélagos analisados nesta lista, os Açores obtiveram uma honrosa posição, o segundo lugar com 84 pontos, numa pontuação de zero a cem, sendo por isso classificados como, "um sítio maravilhoso. Ambientalmente em boa forma". Ficando apenas atrás das Ilhas Faroe na Dinamarca que obtiveram 87 pontos.

Estes pontos foram obtidos através de 522 peritos em turismo sustentável, que registaram os destinos em risco de sucumbir à pressão turística e os que conseguiram encontrar um equilíbrio: “os nossos 522 especialistas votaram nos destinos que devem evitar o perigo, os que estão sucumbir a ele e quais o que pendem na balança”.

A apreciação feita pelos 522 peritos em turismo sustentável às ilhas foi: “não é um destino de praia, caso contrário seria susceptível ao turismo de massa. De facto, o seu clima caprichoso provavelmente impede o fluxo de turistas. As verdes e vulcânicas montanhas das ilhas e as pitorescas cidades a preto e branco aparentam estar intactas.

Belo lugar. Estrutura ambiental em boa forma. Os habitantes locais são muito sofisticados, uma vez que muitos viveram além-mar.
Distantes e temperados os Açores permanecem levemente turísticos.
O principal tipo de visitante é o turista independente que fica em “Bed&Breakfeast” (alojamento tipo “Cama&Pequeno-almoço). O ecossistema – desde as belas colinas das Flores às baías rochosas da Terceira — está em grande forma. As baleias são ainda uma vista frequente. A cultura local é forte e vibrante, habituada a convidar alguém para um jantar em casa, ou bem receber para uma refeição durante as festividades”.

A avaliação foi feita com base nas seguintes classificações de 0-25: “Catastrófico: Todos os critérios são muito negativos, perspectivas negativas”; 26-49: “Com sérios problemas”; 50-65: “Com problemas moderados: todos os critérios em negativo-médio ou um misto de factores negativos e positivos”; 66-85: “dificuldades menores”; 86-95: “Autêntico, conservado e com probabilidade de se manter assim”; 96-100: “Destacado”.


Aqui fica o TOP 20 das ilhas e arquipélagos classificados, segundo a NGT, como: os melhores destinos turísticos.

The list, by score

87 Faroe Islands, Denmark
84 Azores, Portugal
82 Lofoten, Norway
82 Shetland Islands, Scotland
82 Chiloé, Chile
81 Isle of Skye, Scotland
80 Kangaroo Island, South Australia
80 Mackinac Island, Michigan
80 Iceland
79 Molokai, Hawaii
78 Aran Islands, Ireland
78 Texel, Netherlands
77 Dominica
77 Grenadines
76 Tasmania
76 Bora Bora, French Polynesia

76 Fraser Island, Australia
76 Bornholm, Denmark
76 Hydra (Ídra), Greece
76 Falkland Islands (U.K.)

(...)





Azores, Portugal
Score: 84

"Not a beach destination or otherwise susceptible to mass tourism; indeed, its capricious climate probably impedes the flow of tourists. The islands' green volcanic mountains and picturesque black-and-white towns look set to remain unspoiled."

"Wonderful place. Built environment in good shape. Locals are very sophisticated as most have lived overseas."

"Remote and temperate, the Azores remain lightly touristed. Main visitor type is the independent traveler staying in B&Bs. The ecosystem—from the beautiful hydrangea-covered hills of Flores to the rock-bottomed bays of Terceira—is in great shape. Whales still a frequent sight. Local culture strong and vibrant. Not uncommon to be invited to a person's house for dinner, or welcomed into a communal meal during a festival."


3 comentários:

Anónimo disse...

Claro que sim!!!! Acores 2 lugar....afinal sao as UNICAS ilhas portuguesas que valem a pena conhecer (ok, ok, la estou eu a ser mazinha!!!lolol)isto sem querer ser minimamente tendenciosa ahahahahah.... Beijos, beijos, beijos


IR

Terpsichore Diotima (lusitana combatente) disse...

Pois, mas o que essa publicidade trará............não é nada de bom...

Irmãzinah, o teu blog está maravilhosamente bonito!!!

Gostaria muito de visitar os Açores!!

BeijinhoS!

Euterpe disse...

Cara mana,

Há quanto tempo..

É bem verdade o que dizes sobre o efeito e as consequências que isto trará.. O que ainda salvaguarda é o facto de ser um ponto turístico muito caro.. mas penso que por pouco tempo.

Vê lá se cá vens antes k isto se transforme na Madeira...lol

Obrigado pelo elogio do blog.


bjs