17 de dezembro de 2008

Natália Correia a coleccionadora de arte..



Guardadora, mais do que coleccionadora, de memórias, a poetisa tornou as artes plásticas no núcleo principal do seu riquissimo, e quase desconhecido,acervo artístico.

Com a serena volúpia, Natália Correia foi juntando ao longo da vida desenhos, gravuras e quadros de grandes autores do seu tempo. A maior parte deles integrou mesmo o círculo de amigos intimos que criou e perservou, caso de Almada Negreiros, Mário Cesariny, António Dacosta, Abel Manta, Júlio Pomar, José Escada, Artur Bual, Lima de Freitas, Lagoa Henriques. Ela própria afirmar-se-ia uma retratista (e aguarelista) excepcional, embora fugaz. "Pintei por desespero, durante um ano, após a morte da minha mãe", revelou. "Fiz o luto por ela dessa maneira, por não conseguir escrever, já que a poesia inquieta mais do que apazigua". Almada tentou, aliás, que ela continuasse, dado o excepcional talento revelado nesse campo. Em vão, porém. Tornar público o seu surpreendente legado (pena que o não seja na totalidade nem no espaço da casa onde nasceu na Fajã de Baixo, como pedira) torna-se, assim, uma maneira de as ilhas a vificarem e vificarem a si próprias.

O espólio de Natália Correia patente na Igreja do Colégio em Ponta Delgada, também vai ser exibido nas restantes ilhas do Açores.



Keeper, much more than a collector, of memories, the poetess made fine arts the main nucleus of a very rich, and largely unknown, private collection.

With severe lust, Natália Correia throughout her life collected drawing, prints, and paintings by the great portugues artists of her time. Most of them were part of her intimate circle of friends which included Almada Negreiros, Mário Cesariny, António Dacosta, Abel Manta, Júlio Pomar, José Escada, Artur Bual, Lima de Freitas, Lagoa Henrique. She herself became a good portrait and watercolour artist, but only for a short period. " I painted out of despair, for a year, after my mother's death", she revealed. " I mourned her that way, for not being able to write, since poetry unsettles more than it clam". Almada tried, in fact, to get her to carry on painting, given her exepcional talent. It was, however, in vain.
Making public her surprising legacy becomes, thus, a way for the islands to record her - and record themselves too. It is a shame that it is not the entire collection and that it isn't in teh fajã de Baixo house in which she was born, and wich had been her request for the showing the collection.

On show at the Igreja do Colégio in Ponta Degada, Azores, Natália Correia's collection will be exhibited in the other Azores islands for 12 months.



in the "Azorean Spirit"

Sem comentários: