5 de fevereiro de 2009

Costumes e tradições.. Dia das Amigas!

Hoje na ilha de São Miguel, Açores comemora-se o dia das amigas..

Um dia hilariante em que a partir de certa hora só vemos mulheres nas ruas.. onde as amigas trocam pequenas prendas, trocam mensagens (com as que se encontram mais distantes) e jantam ou almoçam fora e depois vão até a um pub ou discoteca para se divertirem e aliviarem o dia a dia comum..



Há umas que até striptease têm direito..

Este percurso de semana a semana é como se uma preparação da alegria do Carnaval se tratasse, manda a tradição que as 4 quintas-feiras que antecedem o Carnaval sejam celebradas na seguinte ordem crescente: o dia dos amigos, o dia das amigas, o dia dos compadres e o dia das comadres

Quando começou tradição, única em todo o País, ninguém sabe ao certo. Manuel Ferreira, escritor e investigador, diz que garantidamente "estes dias já se celebravam no final do século XIX" e que, ainda hoje, curiosamente, muitos emigrantes que vivem em terras além-mar do continente americano a mantêm viva. Embora, na altura, com certeza mais comedida e com outros contornos.

O arranque deste ciclo começou na última quinta-feira com o Dia de Amigos, mas é hoje, verdadeiramente, que a noite é passada em claro sendo invadida por grupos de mulheres e cabendo aos cavalheiros ficar em casa.

Enfim..

Costumes da minha terra.

DIVIRTAM-SE!!!

Sem comentários: