12 de março de 2011

Romeiros São Miguel - Açores

As estradas da Ilha de São Miguel começam no sábado a ser percorridas pelos romeiros, cumprindo uma tradição quaresmal que remonta ao século XVI e que envolve cada vez mais jovens, num momento de oração e reflexão.

Os romeiros, organizados por localidades, devem fazer o percurso sempre com o mar pela esquerda, passando pelo maior número possível de igrejas e ermidas existentes na ilha.

Vão rezando pelas suas vidas, de alguém muito próximo ou das pessoas que encontram nas ruas.
Dormindo e comendo em casas de pessoas que os acolhem em diferentes localidades.. vagueando pelas estradas.. entoando cânticos de louvor ou simplesmente rezando o terço pelas pessoas que encontram no caminho.

O que a Romaria retrata.. “São momentos de intimidade e fraternidade. Vivemos intensamente a oração, meditando e rezando em comunhão. É uma experiência extraordinária", "uma introspecção à nossa vida".

A caminhada começa no fim-de-semana que se segue à Quarta-Feira de Cinzas e os últimos terminam na Quinta-Feira Santa.

No total, são 57 os 'ranchos' de romeiros que vão percorrer este ano as estradas de S. Miguel, num total de mais de 2.500 homens, que cumprem entre 250 e 300 quilómetros durante uma semana, trajados com xaile, lenço, saco para alimentos, bordão e terço, entoando cânticos e rezando.


Sem comentários: