20 de maio de 2007

Era uma vez.. as ilhas azuis

(Carta Açores - Abrahm/Ortelius 1584)

Durante muito tempo, desde que , há quase 600 anos quando pela primeira vez, que de saiba, um ser humano pisou uma destas ilhas, foi por mar que se chegou à última fronteira da Europa, aquela que é hoje a Região Autónoma dos Açores, com cerca de 237 413 habitantes. Território de descontinuidade geográfica, no Atlântico nordeste, as ilhas mais próximas da Península Ibérica, Açores, Madeira e Canárias, são hoje colectivamente designadas por Macarronésia, designação com raízes nas lendárias ilhas Afortunadas. Os Açores situam-se no nordeste do Oceano Atlântico entre os 36º e os 43º de latitude Norte e os 31º de longitude Oeste. Dito de outra forma, os territórios que lhe estão mais próximos são a Península Ibérica, a cerca de dois mil km a leste, a Madeira a 1200 km a sueste, Nova Escócia a 2300 km a noroeste e Bermuda a 3500 km a sudoeste...




As primeiras referências às ilhas dos Açores aparecem em documentos portugueses da primeira metade do séc. XV e o povoamento terá começado por volta de 1432, não só com portugueses, vindos na sua maioria do Algarve e Alentejo, mas também com flamengos, bretões e outros europeus e norte-africanos.
O descobrimento do Arquipélago é uma das questões mais controversas da história da navegação portuguesa do séc. XV. Ao certo, sabe-se que Gonçalo Velho chegou à ilha de Santa Maria em 1431, decorrendo nos anos seguintes o (re)descobrimento - ou reconhecimento - das restantes ilhas, no sentido de progressão de leste para oeste (São Miguel, Terceira, São Jorge, Pico, Faial, Graciosa, Corvo, Flores).




A terra era fértil e cheia de potencialidades, tal como é nos nossos dias, mas foi preciso muito trabalho árduo dos colonos, os quais, para cultivarem, tiveram de desbastar densos arvoredos que proporcionavam matéria-prima para exportação, produção escultórica (cedro) e construção naval. O cultivo de cereais e a criação de gado (trazido nas embarcações), foram as actividades predominantes, com o trigo a registar uma produção considerável. A produção de pastel e da urzela e a sua industrialização para exportação destinada a tinturaria, também desempenhou papel relevante na economia. No século XVII, as matérias-primas tintureiras sofreriam uma recessão, sendo substituídas pelo linho e a laranja. A primeira exportação de laranjas surgiu no séc. XVIII.




Em finais de Setecentos, regista-se o inicio de uma das mais expressivas e actividades económicas açorianas: a caça ao cachalote e a outros cetáceos. Na maior ilha açoriana, São Miguel, tanto a produção de chá, tabaco como de álcool e açúcar revelam-se marcantes no séc. XIX para a economia da ilha..

Porquê Açores?

A atribuição do nome ao arquipélago é outra questão tão controversa quanto a datação da sua descoberta. A explicação mais comum atribui o "baptismo" à abundância de aves identificadas pelos marinheiros portugueses como pertencentes à espécie Açor. Só que a única ave rapina identificada até aos nosso dias no arquipélago é o milhafre (Buteo buteo rotschildi), persistindo dúvidas entre especialistas se ao tempo da descoberta a suposta população de milhafres (que se alimentam de roedores) fosse tão numerosa a ponto de os destacar no meio das grandes populações de aves marinhas e de pombos torcazes, então existentes.




Assim, conforme a Wikipédia, uma explicação bem mais plausível parece ser o aportuguesamento da designação genovesa ou florentina das míticas ilhas azuis. A partir do vocábulo "azzurre", ou "azzorre", isto é azuis, terá nascido o nome Açores hoje usado. Segundo a mesma fonte, o carregado verde azulado da vegetação nativa dos Açores, que então totalmente recobria as ilhas, fazem-nas parecer azuis, mesmo quando vistas a curta distância..



Como já se escreveu, são 9 ilhas, divididas em 3 grupos.O Oriental (São Miguel e Santa Maria, em que um grupo de rochedos e recifes oceânicos, sitos a nordeste de Santa Maria, chamado ilhéu das Formigas, ou simplesmente Formigas, que em conjunto com o recife do Dollabarat, constituem a Reserva Natural do Ilhéu das Formigas, um dos locais mais importantes para conservação da biosfera marinha do nordeste do Atlântico),



o grupo Central (Terceira, S. Jorge, Faial, Pico e Graciosa) e, por fim o grupo Ocidental (Corvo e Flores, esta última o ponto mais ocidental da Europa.. para quem não sabe.. lol).
Por outro lado, o ponto mais alto do arquipélago e de Portugal continental é a montanha da Ilha do Pico ou " o pico do Pico", com a altitude de 2352 metros, cujo cume trespassa as nuvens!!



O clima é temperado, registando-se temperaturas médias de 13ºC no Inverno e de 24ºC no Verão. A corrente do Golfo, que passa relativamente perto, mantém a água do mar a uma temperatura entre os 17ºC e os 23ºC. O ar, esse é HÚMIDO, com a humidade relativa média de cerca de 75%. Dizem os locais, com saber de experiência feita que, nos Açores, chega a "fazer as quatro estações do ano num só dia!"
A origem vulcânica das ilhas revela-se respeitadora particularmente na ilha de São Miguel, famoso vale das Furnas com as suas fumarolas, caldeiras fumegantes e águas quentes. A mais recente actividade terrestre foi o vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial, nos anos 1957 e 1958.





Já uma vila dos Açores
Loze ligeira no horizonte.
Será num alto das Flores,
No Pico ou logo de fronte,
Espraiadinha num cume
Ou encolhida em Calheta?
O ser nossa é que resume
Seus amores de pedra preta.
Para vila da Lagoa
Falta-lhe a cidade ao pé,
A distância de Lisboa
Já não me lembro qual é.
Para Vila Franca ser
Falta-lhe o ilhéu à ilharga,
É airosa pra se ver,
Mais comprida do que larga.
Povoação não me parece,
Nos padieiros não condiz,
Aos camiões estremece,
Mas não aguenta juíz.
Pra Ribeira Grande falta-lhe
O José Tavares no quintal,
Rija cantaria salta-lhe
Dos cunhais, branca de cal,
Mas não é Ribeira Grande:
Essa merecia foral!
No dia em que haja quem mande
Será cidade mural.
Nordeste - só enganada
Na vista da Ilha Terceira,
Longe de Ponta Delgada,
Sua sede verdadeira.
Nem Vila do Porto altiva,
A mais velha da fiada,
Em suas ruas cativa
Como princesa encantada.
De cimento a remendaram,
Coroaram-na de aviões,
Mas eternos lhe ficaram
Os bojos dos seus tàlhões.
Se é a Praia da Vitória
Não lhe reconheço a saia:
Enchem-lhe a areia de escória,
Ninguém diz que é a mesma Praia.
Talvez seja Santa Cruz
Da Graciosa, ou a sua Praia,
Com o Carapacho e a Luz
Cheirando a lenha de faia.
De S. Jorge a alva Calheta
Ou a clara vila das Velas,
E o alto, alvadio Topo
Com um monte de pedra preta
Dando realce às janelas.
As Lajes ou o Cais do Pico,
A escoteira Madalena
Vilas são de vinho rico,
Qual delas a mais morena.
Santa Cruz das Flores seria
Essa vila açoriana
Ou as Lajes de cantaria
Do bom Pimentel soberana.
Finalmente, só o Rosário,
Que do Corvo vila é,
Pequena como um armário
Ou um chinelinho de pé.
Mas não é nenhuma delas,
Nem Água de Pau, que o foi,
S. Sebastião, ou Capelas,
Da Terceira arca de boi
Como a nossa Vila Nova,
Que nem chegou a ser vila,
Tão branca na sua cova,
Tão airosa, tão tranquila.
Ah, já sei! É delas, fundo,
Que o muro alvo se perfila
Contra os corsários do mundo
Que invejam a nossa vila,
Nosso povo, na folia
De uma rocha de mar bravo,
Que o Guião da autonomia
Só por morte torna escravo.



Rocha do Mar por Vitorino Nemésio

24 de Abril de 1976






create your own slideshow