29 de julho de 2007

Hydrangea Macrophylla ou Hydrangea Francesa

Hortência ou Novelão (de novelo, como é chamada nos Açores).

Planta da família das Hydrangeaceae. Decoram os caminhos e dividem os pastos nos Açores.

A sua cor depende do tipo de solo (PH) onde está plantada:

- Solos ácidos produzem flores azuis
- Solos alcalinos
produzem flores cor-de-rosa
- Solos neutros
produzem flores brancas.


28 de julho de 2007


Que importa o mundo e as ilusões defuntas?...
Que importa o mundo seus orgulhos vãos?...

O mundo, Amor?... As nossas bocas juntas!...



" O nosso mundo" Florbela Espanca

Kiss 1992 - Neil Grayson

27 de julho de 2007

Proposta de concerto para hoje


Numa co-produção com o DeCA da Universidade Aveiro

Ópera Carmen a não perder dia 27 de Julho no Teatro Aveirense
Dia 27 de Julho, às 21h30, o Teatro Aveirense apresenta a Ópera Carmen, de Georges Bizet. Numa co-produção entre a Orquestra Filarmonia das Beiras, o Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro, o Teatro Aveirense/Câmara Municipal de Aveiro e a CONCERTATO - Associação Musical, esta ópera em quatro actos será interpretada pelos alunos da Classe de Ópera do 8º Curso Internacional de Música Vocal – 2007. A Direcção Musical é de António Vassalo Lourenço e a encenação de Carla Lopes. Os bilhetes serão vendidos a 10€ (1ª plateia), 8€ (2ª plateia) e 5€ (1º e 2º balcão).

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A ópera «Carmen», escrita no ano da morte de Georges Bizet (1838 – 1875) é uma obra intensamente romântica, com uma extraordinária popularidade em todo o mundo, pelos ingredientes que a compõem e, muito especialmente, pela sua originalidade no tratamento do tema, sendo a obra mais conhecida do compositor. Escrita com base na novela homónima de Prosper Mérimée, é notória na sua composição a influência de Giuseppe Verdi.

Com uma pulsação sentimental acentuada, envolta em amor, paixão, sedução e traição, os seus personagens desenvolvem-se de forma a cativar o público desde as primeiras notas atingindo um culminar de sensualidade.

O contraste das duas personagens femininas, a cigana Carmen e Micaela, estabelece o centro duma acção dramática e violenta que dá motivos de sobra para este melodrama no qual as cenas são vividas, plenas de emoções fortes e cor local.

Localizada em Sevilha e arredores, a história está repleta de belos momentos como a taberna de Lillas Pastia, as montanhas, locais sombrios e agoirentos, ou a praça de toiros de Sevilha onde se dá o desfecho dramático da obra.

Carmen é sem dúvida uma das óperas mais representadas em todo o mundo e os grandes cantores, ao interpretá-la, têm feito dela também um dos mais apreciados veículos para a formação de novos públicos.

A sua música com temas e melodias fascinantes fica facilmente no ouvido e talvez por isso Bizet tenha com ela obtido o seu maior triunfo. Considerando que foi o seu último trabalho, «Carmen» representa, entre outras virtudes, uma viragem estética para os dramas e emoções de pessoas reais e não de Deuses do Olimpo ou outras figuras mitológicas.

Em Carmen a música é colocada ao nível da gente do povo cantada e sentida por gente real.

21 de julho de 2007

Uma CARMEN diferente da que Bizet concebeu..


Cher Dragana Jugovic del Monako ne serez jamais Carmen

Coitado do Don José

Vejam só este dueto final da opera

Aposto que nunca ouviram uma Carmen como esta..





Deve ter uns copinhos a mais, só pode..

Mensagem


Hoje foi assim..
Mas tudo ficou esclarecido, ou não??..

Longe ficou e ficarás pra sempre.

O encanto acabou..

La musica è finita.


HR


20 de julho de 2007

Cinema

THE RED VIOLIN


Este filme retrata um fictício e perfeito violino denominado "violino vermelho" pela sua cor avermelhada, visto ter sido pintado com o sangue da mulher de um luthier. Este instrumento que existira durante 300 anos e foi construido no Barroco e corre mundo, desde a Itália até ao Canadá.

O filme foi inspirado num dos violinos de Stradivarius - the red Mendelssohn (1720) -. Este último, executado por Elizabeth Pitcairn, e faz parte da banda sonora do filme com Red Violin Chaccone.

O filme é de 1998 e recebeu imensos prémios.

Deixo-vos uns "cheirinhos" a ver se o alugam para ver.




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19 de julho de 2007

Pintura



Girl with the luth - Dewing


17 de julho de 2007

Proposta de concerto para hoje



Orquestra Nacional Clàssica d'Andorra



Pelas 21.30 - Claustro do Mosteiro dos Jerónimos

(link)

Pensamentos



Por vezes preciso de estar sozinha,
no meu espaço,
com os meus pensamentos.



Sem palpites,
falas ou cantigas irritantes.


Apenas eu.

Na paz.
No silêncio.


Leve.

Livre..




HR

(foto da net)


16 de julho de 2007


That thou art blamed shall not be thy defect,
For slander's mark was ever yet the fair;
The ornament of beauty is suspect,
A crow that flies in heaven's sweetest air.
So thou be good, slander doth but approve
Thy worth the greater, being woo'd of time;
For canker vice the sweetest buds doth love,
And thou present'st a pure unstained prime.
Thou hast pass'd by the ambush of young days,
Either not assail'd or victor being charged;
Yet this thy praise cannot be so thy praise,
To tie up envy evermore enlarged:
If some suspect of ill mask'd not thy show,
Then thou alone kingdoms of hearts shouldst owe.

William Shakespeare
(Sonnet 70)

15 de julho de 2007

Ópera Dido e Eneias no Garcia de Resende



Ontem fui assistir à Ópera Dido e Eneias de Henry Purcell com libreto de Nahum Tate (versão concerto) no Teatro Garcia de Resende em Évora, com a organização do CENDREV.

Pensei que fosse algo mais profissional, mas afinal tratava-se de um trabalho de final de ano da Escola de Música Nossa Senhora do Cabo de Linda-a-Velha. O departamento de Música Antiga desta escola, constituido em Julho de 2006, preparou para o primeiro ano de funcionamento este concerto. Antes da ópera foi executado o vilancico Dexen que llore mi niño do compositor português Marques Lésbio.

Em que a apresentação foi feita pelos professores e alunos desta escola.

Elenco:

Dido: Joana Levy
Eneias: Rui Baeta
Belinda: Sofia Pedro
Feiticeira: Bárbara Faria
1ª Bruxa: Lia Nunes
2ª Bruxa: Inês Ferreira
2ª Mulher: Lucília Jesus
Espírito: Vanessa Gonçalves


Instrumentistas:

Violinos: Prof. Álvaro Pinto, Ana Rita Damil, Prof. Ana Rita Mendes, Guilherme Marques, Leonardo Furtado, Madalena Rodrigues.
Viola: Prof. Paul Wakabanyashi
Violoncelos: Catarina Koppitz, João Matos, Prof. Kenneth Frazer
Contrabaixo: Pedro Jesus
Guitarras: André Rafael Tempera, Prof. João Pedro Duarte, Mathilde Punter
Flauta de Bisel: Carlos Alves
Oboé: Christopher Koppitz
Cravo: Daniel Ramos, ManuelnSantos

Direcção e cravo: João Paulo Janeiro


Crítica:

Primeiro é de louvar levar esta peça tão longa e difícil com alunos. e o facto de ter em palco uma viola da gamba, um fagote barroco, um chitarrone, uma guitarra barroca, dois cravos e todos os instrumentos de corda modernos (incluindo o contrabaixo) usando arcos barrocos.

Penso que ficam de parabéns os alunos: Christopher Koppitz (oboé) e a aluna Sofia Pedro (soprano - Belinda). Foram excepcionais.

Quando ao conjunto gostei, embora a intenção de interpretação barroca da obra tenha ficado muito aquém, pois a articulação raramente estava lá.

Não desgostei da actuação da soprano Joana Levy, embora não houvesse uma grande preocupação na sua interpretação. Por outro lado, o barítono Rui Baeta tem pouca sensibilidade para este tipo de música, com uma dicção americana péssima, ligeiramente desafinado parecendo por vezes que estávamos a assistir a um dos musicais do La Feria.. Pena, porque a sua voz tem óptimas ressonâncias..

Quanto ao tocador da tiorba ou chitarrone.. bem.. primeiro, pareceu-me que a tinha afinada como uma viola normal.. e depois.. a maior parte do tempo não tocava. Deveria ter-se deixado ficar pela guitarra barroca. Num entanto tem uns belíssimos instrumentos.

O coro estava muito bom, apesar da articulação não estar lá.. mas afinação estava bem.

Parabéns à interpretação da 1ª bruxa, por vezes parecia que estava a ouvir a interpretação do William Christie com Les Art Florissants, para mim a melhor interpretação desta obra que já ouvi até então.

Contudo, penso que o balanço foi positivo. O intuito de pôr os alunos frente a um público num teatro é de louvar.


Aqui vai um excerto da 2ª cena do Acto III (final) da ópera.




. "Great minds against themselves conspire"
(coro)

. "Thy hand, Belinda; darkness shades me"
(Dido)

. "When I am laid in earth" (ou lamento de Dido)
(Dido)

. "With drooping wings"
(coro)

13 de julho de 2007

Pensamentos


A arte pela arte..
O belo pelo belo..
A paixão pelo amor..
A natureza pela natureza..
A vida pela vida.



HR

foto de Rui Alves

11 de julho de 2007


O porquê de ter um blog?????



Hoje durante o jantar e ao falar com três pessoas detentoras de blogues e uma não..

Surgiram, por parte de quem não tem, várias perguntas:
"Porque têm vocês um blog???
Será que o facto de estarem a escrever num blog, não vos distancia das conversas com as pessoas??
Será que um blog é uma forma narcisista de comunicar??
Será que o diário passou de pessoal a comunitário??"


BEM..

Depois de uma discussão (no bom sentido CLARO) não chegámos a grandes conclusões..
Cada um com a sua opinião..

Contudo, só quero dizer que aqui posso expor o que me apetece e como me apetece.. independentemente de lerem ou de comentarem.. O certo é .. que anteriormente, nos dias em que me apetecia escrever ou que pensava com mais profundidade em algum assunto em particular.. escrevia-o num papel (acabava por perder) ou também já aconteceu escrever no telemóvel..

Não sei que mais dizer..

Isto é o meu parecer de momento..

Que pensam vocês??


6 de julho de 2007

7-7-7

Estou, até domingo, no meio do Atlântico, para comemorar o 50º aniversário da mamã...


07-07-2007

5 de julho de 2007

VIAGEM -> Axiologia - Beethoven - Schubert - Liszt


Axiología
(do grego άξιος valor, dignidade + λόγος estudo, tratado).
Teoria do valor. Ramo da Filosofia que tem por objeto o estudo da natureza dos valores e juízos valorativos, especialmente, os morais. Considera-se a Ética e a Estética como partes constituintes. Axiologia refere-se assim, a uma reflexão sobre os valores.





Hoje pelas 21.30 tive uma aula de Axiologia da Educação Artística diferente. Uma aula em que o próprio professor, Prof. Dr. José Manuel Martins (filósofo) executou para os seus alunos de artes e para quem quisesse ouvir, as seguintes obras:



Beethoven
- Sonata op.81a, "Les Adieux"
- Sonata op.110

Schubert
- Fantasia "Der Wanderer" em Dó M, op.15

Liszt
- Après une lecture du Dante (fantasia quasi sonata)



no programa dizia o seguinte:

" Este recital, e o programa para ele escolhido, inscrevem-se no âmbito da disciplina de Axiologia da Educação Artística, leccionada integradamente desde há quase uma década aos três cursos de Ensinos Artísticos desta Universidade, e que com Bolonha se extingue. As quatro obras apresentadas constelam-se em torno do tema - simbólico, metafísico e paidêutico - da VIAGEM, último do elenco teórico-prático da disciplina. São sucessivas variações sobre esse tema : a viagem de quem vai, do ponto de vista de quem fica; a das três idades da vida, que é também a da Paixão de Cristo e a da forma-sonata beethoveniana junto da forma bachiana da fuga; ado viandante ("Wanderer") sem destino que encontra a glória na errância; e a do Poeta da Divina Commedia.
Nesta última viagem por esta viagens, leva-nos a amizade e o reconhecimento ao grato momento de prestar pública homenagem ao "motor movente" e primeiro, não apenas desta disciplina e da família epistémica a que ela pertence, mas de todo o horizonte do pensamento filosófico-pedagógico que veio a dimensionar profundamente os caminhos diverso de muitos dos que a essa tarefa nos encontramos [ainda...] dedicados.
É ao Professor Manuel Ferreira Patrício que faço o gosto de dedicar este recital."

(Este último presente na primeira fila da frente)


E assim foi a viagem pelo teclado destes 3 compositores, dedicada ao fim da viagem de várias cadeiras e cursos desta universidade..

O pianista, congratulo pela coragem de tamanha obra.. E pela lição que transmitiu a quem estava presente.. Foi um viajante-aventureiro bastante destemido e ousado, mas que após um inicio atribulado, chegou bem a bom porto. BRAVO!!


4 de julho de 2007

Aquecimento Global - Ursos Polares


Hoje vi e ouvi um documentário na 2 que me deixou preocupada..

Sobre o aquecimento global e o seu efeito nos ursos polares..

Mas o mais grave de tudo, é saber que ainda em 2007 há pessoas que pensam que isso é mentira ou encenação e nada fazem para minimizar os danos provocados por tamanha fatalidade.

O termo aquecimento global refere-se ao aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto superfície da Terra que se tem verificado nas décadas mais recentes e à possibilidade da sua continuação durante o corrente século. A ocorrência do fenómeno esta ligada à acção humana, desde a revolução industrial.




Num relatório mais recente, diz que a maioria do aquecimento observado durante os últimos 50 anos se deve muito provavelmente a um aumento do efeito estufa, causado pelo aumento nas concentrações de gases estufa de origem antropogénica (incluindo, para além do aumento de gases estufa, outras alterações como, por exemplo, as devidas a um maior uso de águas subterrâneas e de solo para a agricultura industrial e a um maior consumo energético e poluição).


"Nesta época, no norte do Québec, onde estou, a média (de várias décadas) da altura de neve no solo deveria andar pelos 150 cm. No entanto, temos 2 cm na floresta (e na cidade, nenhuma). A média da temperatura, deveria rondar os -10ºC. Estamos com médias de +10ºC, e para amanhã anunciam 16ºC!!!"



ISTO É MUITO GRAVE!!!!!!






Os ursos polares





Estão em vias de extinção por causa do aquecimento global que está a fazer desaparecer o gelo..

Os ursos estão muito mais magros por causa do calor e não se conseguem reproduzir por estarem mais magros, há relatos de pessoas que vê ursos polares "quase mortos" por exaustão do calor..




A falta de gelo faz com que as focas marinhas (alimento dos ursos polares), que antes tinham que perfurar o gelo para virem à superfície respirar, possam respirar livremente longe dos poucos bocadinhos de gelo que restam onde os ursos estão..

Trabalho mais difícil para estes que têm agora de se deslocar e esforçarem-se na água ( que não é o seu habitat natural) à procura de alimento, para si e para as crias, gastando muita energia e com o agravamento do calor excessivo, sem conseguir recuperá-la... coisa mais contra natura ! ! ! ! ! !









Link muito interessante sobre o efeito do aquecimento global
em todo o hemisfério, podendo escolher e ler (em inglês) o
que está a acontecer nos diferentes pontos do planeta terra:


VISTA DO AQUECIMENTO GLOBAL EM TODO O MUNDO





O Ser Humano está destruindo o Planeta Terra.

Todos nós, incluindo eu e vocês, por ignorância ou por esperteza.

Não construam um inferno para as vossas e nossas gerações futuras..

Eles nem sonham dos erros que cometemos.





Preocupe-se e ajude a rotação natural do nosso gracioso e singular planeta TERRA..






3 de julho de 2007

Pensamentos


Quero..


Vaguear pelos mares
ao ritmo das marés..
rodeada de azul
Sem sentido..


Descansar da rotina,
do contacto dos outros.
Sem destino..


eu e o mar..


mais ninguém.






HR

(foto by Ana Ribeiro)


1 de julho de 2007

Da minha lente..


Ao passear pelo Alentejo profundo, mais precisamente na Vila das Alcáçovas encontrei uma placa muito peculiar..


É verdade que os Alentejanos têm uns apelidos engraçados... Mas este excede os limites..

Vejam só: