3 de junho de 2007

Música das esferas


Nunca se perguntaram porque gostam tanto de música.. o porquê de gostarem de ouvir e sentir o que a música transmite??

Encontrei esta explicação. Optei por transcrevê-la.

A teoria da harmonia das esferas remonta ao filósofo grego Pitágoras (570-496 a.c.).
Segundo uma lenda, quando Pitágoras ouviu os diferentes sons produzidos pelos martelos de uma oficina de ferreiro, percebeu que os valores dos sons podem ser expressos em relações quantitativas, e portanto em valores numéricos e em proporções geométricas. Servindo-se de instrumentos de cordas, descobriu a relação existente entre as frequências das vibrações e a altura do som. De acordo com a teoria de Pitágoras, todo o Universo é composto de harmonia e número. Tanto a alma microcósmica como o Universo macrocósmico teriam sido unidos segundo as relações de proporcionalidade ideais, que se exprimem numa gama de tons.
A altura das notas de cada planeta na escala de tons celestial regular-se-ia pela velocidade da sua rotação, estando as distâncias entre eles relacionadas com os intervalos musicais. Kepler veio tornar o sistema mais complexo, na medida em que atribuiu a cada planeta uma completa gama de tons. A sequência que julgou ter descoberto para a terra (Mi Fa Mi) indicou-lhe, pouco depois da eclosão da Guerra dos Trinta Anos, que "no nosso vale de lágrimas, é a Misère (miséria)e a Fames (fome)que imperam".
Segundo o Genesis 4,21 Jubal (em cima à esq), um descendente de caim, seria o pai de todos os tocadores de cítara e de flauta. Para Kepler, ele não é outro senão Apolo e supõe que por detrás de Pitágoras se oculta
Hermes Trismegisto.

Em baixo, à esquerda, Pitágoras aponta para os ferreiros que o inspiraram. Aqui estes estão a trabalhar no interior de uma orelha. Kircher descreve com grande minúcia a sua "maravilhosa concepção anatómica", com a ajuda de um martelo e de uma bigorna.

De acordo com o teórico da música neoplatónica, Boécio (sec V d.C), "a música instrumentalis" terrena é tão-só uma pálida imagem da "música mundana", da música das esferas, representada pela esfera no centro. Esta, por seu turno, é apenas um pálido eco da música divina dos nove coros de anjos.

Excerto extraído do livro Alquimia e Misticismo




Sem comentários: